quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

SAÚDE BUCAL DO BEBÊ


No primeiro semestre de vida do bebê, o leite é a sua fonte de nutrientes. O leite materno contém tudo o que o bebê precisa na quantidade e qualidade exatas, inclusive anticorpos, para um desenvolvimento saudável. Além disso, ao mamar no peito, o bebê realiza exercício, responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição.
Quando o aleitamento materno não for possível, nunca coloque açúcar no leite e deve-se optar primeiramente pela utilização do copo, pois um adulto deve estar presente e prestar atenção na alimentação do bebê. Quando da utilização da mamadeira, optar por uma com bico anatômico e nunca aumentar o furo do bico, para que o bebê possa controlar o fluxo de saída do leite. Evite a posição deitada para amamentar, prevenindo assim engasgos e aspirações.
Não apresente a chupeta ao seu bebê e não deixe a criança adquirir o hábito de chupar o dedo, pois isso afeta o posicionamento dos dentes e traz prejuízos à fala e à respiração.
Por volta dos quatro meses, quando a alimentação começa a incluir comida pastosa, a papinha, a mãe deve evitar o hábito de esfriar o alimento assoprando ou introduzindo a colher na própria boca para que não transporte suas bactérias para a boca do bebê. Por esse mesmo motivo, não se deve beijar o bebê na boca.
A limpeza da boca do bebê deve ser feita diariamente, pelo menos depois da última mamada, utilizando uma gaze, fralda ou dedeira (instrumento próprio para higienização da boca do bebê), embebida em soro fisiológico.
A primeira visita ao dentista deve ser feita antes do nascimento dos primeiros dentinhos, que ocorre por volta dos seis meses. Nessa primeira visita, os pais são orientados sobre a higienização, dieta e como proceder quando os dentes começam a nascer e incomodar o bebê.
Se você tem mais alguma dúvida sobre saúde bucal dos bebês, mande por e-mail para consultorioodontologicobiocare@gmail.com.


Clarisse Midori Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário