quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HALITOSE

Pesquisas realizadas no Brasil revelam que aproximadamente 30% da população, cerca de 50 milhões de pessoas, sofrem com este problema.
O mau hálito incomoda todo mundo, porém o portador muitas vezes nem nota esse mal, porque rapidamente as células responsáveis pelo olfato se adaptam ao odor constante. Por isso é importante que as pessoas que convivem com portadores de mau hálito dêem o alerta.
Muito se acreditou que os problemas estomacais eram os principais responsáveis pelo mau hálito, porém essa crença tem pouca ou nenhuma evidência científica ou clínica. Na verdade, 90% das causas de halitose são provenientes de problemas da boca do paciente.
A principal causa da halitose é a diminuição do fluxo salivar, que provoca o aumento na quantidade de bactérias na boca e facilita a formação de saburra lingual (camada esbranquiçada ou amarelada na superfície da língua). Essa saburra é composta por restos de alimentos e por células descamadas que fermentam e liberam enxofre, gerando o odor desagradável. A diminuição do fluxo salivar ocorre por estresse, ingestão de bebidas alcoólicas e quentes, pouca ingestão de água durante o dia, jejum prolongado, remédios de tarja preta, drogas e cigarro.
A halitose também ocorre por má higiene bucal, doenças da gengiva, adenóides, rinites, sinusites, ou por razões sistêmicas, como diabetes, problemas renais e hepáticos, refluxos, prisão de ventre acentuada, entre outras.
Quem desconfia que possui mau hálito primeiramente deve fazer um auto-exame, verificando se a língua está esbranquiçada ou amarelada, pois isso indica a presença da saburra lingual. Outra opção é procurar seu dentista e falar abertamente sobre o assunto.
A halitose não é uma doença e sim um sinal de que algo está em desequilíbrio no organismo, devendo ser identificado através de um correto diagnóstico e tratado corretamente quando o problema se torna crônico.

Dicas para prevenir a halitose:
- Realizar uma boa higiene bucal, incluindo nesta rotina a limpeza da sua língua;
- Ter uma alimentação saudável, rica em fibras, que exercerão uma limpeza na boca, e a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia. Evite o jejum prolongado, alimentando-se a cada 4 horas;
- Quem possuir próteses removíveis ou totais deve limpá-las após cada refeição, utilizando
preferencialmente escova e produtos especiais;
- Não utilizar soluções anti-sépticas que contenham álcool em sua composição. O álcool resseca a mucosa oral, aumentando a descamação de tecidos (células), estimulando a formação de saburra lingual;
- Evitar o consumo excessivo de alimentos com odor carregado;
- Evitar o consumo excessivo de café e de bebidas alcoólicas;
- Evitar os efeitos de um estresse excessivo, adotando uma rotina de exercícios físicos regulares e uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, carboidratos, cereais integrais; além de uma rotina de relaxamento que gere algum prazer no seu dia a dia.
- Ao primeiro sinal de sangramento gengival, procurar um dentista.


Clarisse Midori Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário