sábado, 22 de janeiro de 2011

CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL DO SEU FILHO

Os primeiros dentinhos de leite do bebê começam a aparecer por volta dos seis meses de idade e os últimos aos dois anos. Esta dentição é composta por vinte dentes. Nesta fase já deve ser introduzida a higienização com escova dental, que deve ter cabeça pequena, cabo reto (para melhor apoio da criança), com cerdas macias, arredondadas e do mesmo tamanho. Deve-se também usar pequena quantidade de pasta dental, sem flúor, pois a criança engole e muitas vezes pode resultar em problemas futuros.
A mãe deve ajudar na escovação da criança, porém quando ela já adquiriu coordenação suficiente para fazer a escovação sozinha, deve-se somente fiscalizar a eficácia.
O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação, pois dá a garantia de que não ficarão resíduos entre os dentes. Seu uso deve ser estimulado ao decorrer do crescimento da criança.
A cárie de mamadeira é uma das grandes preocupações para pais e dentistas. Ela acontece devido ao hábito das crianças de tomar mamadeira com leite açucarado à noite, sem a devida higienização bucal antes de dormir. Durante a noite, há uma diminuição do fluxo salivar e consequentemente da proteção natural do dente. Muitas vezes vários dentes são comprometidos. Para prevenir, é indicada uma técnica adequada para a idade, uso do fio dental, adoção de uma dieta equilibrada e regular, higiene bucal sempre antes de dormir e consultas regulares ao dentista para avaliação.
Os dentinhos de leite começam a ser trocados por volta dos seis anos de idade. A dentição está quase completa por volta dos doze anos, só faltando os dentes do siso.
Os pais devem ficar atentos a um dos primeiros dentes permanentes a aparecerem na boca da criança: o primeiro molar. Ele nasce por volta dos seis anos, porém atrás do último dente de leite. Como não cai nenhum dente para ele irromper, muitas vezes passa despercebido pelos pais, que não dão a devida importância à sua higienização ao pensar que é um dente de leite. 
Com isso, salientamos a importância dos pais no desenvolvimento do hábito de escovar os dentes corretamente e do uso diário do fio dental. A saúde bucal da criança, desta etapa em diante, dependerá da orientação inicial que recebeu dos pais. 
Abaixo, temos um vídeo mostrando a sequência de irrupção dos dentes, desde os decíduos (dentes de leite) até os permanentes.


Beatriz Helena Wolpe

3 comentários:

  1. Olá, realmente achei bem interessante a matéria, já que meu filho completou 1 ano agora e consequentemente os detinhos vem aparecendo cada vez mais.
    Parabéns
    Felipe Roehe

    ResponderExcluir
  2. Oláaa!!!

    Lindo o Blog adorei!!! Parabéeeennss meniunaaass! Muito Sucesso para vocês! Beijoss!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelo retorno, Felipão! Esperamos colaborar cada vez mais com a saúde bucal de toda a sua família.

    ResponderExcluir