quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA



A hipersensibilidade dentinária é definida como uma sensibilidade exagerada da dentina vital exposta a estímulos térmicos, químicos, mecânicos e osmóticos, como a ingestão de alimentos frios, doces, cítricos e também a escovação inadequada.
A hipersensibilidade é causada pela exposição da dentina ao meio externo. Pode acontecer devido à escovação inadequada (com força excessiva), bruxismo, contato prematuro dos dentes (por restaurações altas, ausência de alguns dentes, etc), migração da gengiva expondo o colo do dente (recessão gengival), escovação e doenças gengivais.
O diagnóstico é feito através da percepção do paciente, informando o problema ao dentista, que através de perguntas específicas e um exame clínico, irá diferenciar se esta dor é causada pela hipersensibilidade ou se é causada por cárie, infecções gengivais ou problemas no canal.
A dor típica de hipersensibilidade dentinária é curta e aguda por natureza, persistindo somente durante a aplicação do estímulo. A dor pode ser exacerbada pelo tipo de alimentação (açúcares, ácidos), pela escovação dental, bulimia, refluxos gastroesofágicos, hipertireoidismo e redução no fluxo salivar, que também ajudam na degradação das estruturas dentárias. Enquanto o contato entre os dentes causa fadiga na região do colo, os alimentos ácidos dissolvem o esmalte e a escovação termina por removê-lo mecanicamente. Há ocasiões em que somente a escovação causa exposição dentinária, quando são utilizadas escovas ou técnicas inadequadas de escovação.
Trata-se a hipersensibilidade eliminando-se a exposição dentinária, utilizando-se recursos dessensibilizadores como materiais fluoretados, restaurações e ajustes oclusais. Deve-se procurar ajuda profissional para diferenciar apropriadamente a dor de dente por cárie da hipersensibilidade ou lesão cervical não cariosa de maneira a tratá-la adequadamente. Atualmente, em nosso consultório, temos recomendado o uso do creme dental Colgate® Sensitive Pro-Alívio™. Esse creme dental da Colgate proporciona alívio instantâneo quando aplicado diretamente sobre o dente sensível, massageando por um minuto. Comprovamos em nossos pacientes no consultório e indicamos o uso continuado. A arginina e o carbonato de cálcio presentes na fórmula ligam-se à superfície da dentina, formando uma camada rica em cálcio na superfície e no interior dos túbulos dentinários, selando-os. Essa oclusão dos túbulos dentinários evita a transmissão dos estímulos causadores da dor, proporcionando o alívio imediato.
Se você tem alguma dúvida sobre este tema, envie para consultorioodontologicobiocare@gmail.com

Clarisse Midori Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário