Clínica Geral

DENTÍSTICA RESTAURADORA
A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e à sua função normais. A parte deteriorada do dente é removida, limpa e preenchida com material de restauração, sendo na maioria dos casos a resina composta o material de eleição. Ao fechar espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior.
Facetas estéticas: podem ser feitas em porcelana, sob medida, por um laboratório de prótese e, em seguida, cimentadas ao dente; ou podem ser feitas em resina composta, aplicadas diretamente sobre o dente pelo cirurgião-dentista. As facetas corrigem forma e devolvem a estética aos dentes escurecidos por tratamento de canal, por exemplo.

Evolução da Cárie

Troca de Restauração


ENDODONTIA / TRATAMENTO DE CANAL
É a retirada da polpa do dente, quando esta se encontra danificada, infeccionada ou morta. Depois de removida, o espaço resultante é limpo, preparado e medicado e posteriormente preenchido por um material obturador.
O tratamento de canal é indicado em casos de: alterações extensas por cárie, fraturas dentárias, trauma oclusal, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas.



PERIODONTIA
A doença periodontal acomete os tecidos em torno dos dentes e quase sempre é indolor. Tem como agente causador a placa bacteriana, que se acumula sobre as superfícies do esmalte dentário e no sulco da gengiva. A placa bacteriana se calcifica e passa a se chamar tártaro ou cálculo dental. O acúmulo de tártaro irrita os tecidos periodontais, causando uma reação inflamatória, que pode levar até a perdas ósseas.
Depois de formado, só o dentista pode remover o tártaro dos dentes. O processo de remoção é feito com instrumentos especiais e é conhecido como raspagem.
Você pode evitar a formação do tártaro através de uma técnica de escovação correta e o uso diário de fio dental.
Evolução da Doença Periodontal


CIRURGIA ORAL / REMOÇÃO OU EXTRAÇÃO DE DENTE
Os dentes são extraídos por vários motivos, como: cáries muito profundas, infecção que destruiu uma grande porção do dente ou do osso adjacente, quando não há espaço suficiente para o dente na arcada dentária, fraturas dentárias extensas.

PRÓTESE
É a área da odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger as funções articulares.
As próteses podem ser: parciais ou totais, fixas ou removíveis. O tipo de prótese depende das condições de cada boca e seu dentista irá auxiliá-lo nesta escolha.