quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

DIABETES E SAÚDE BUCAL



As pesquisas mais recentes sugerem que há uma ligação entre a gengivite e o diabetes. Embora já se saiba que os diabéticos têm maior chance de desenvolver doença periodontal, novos estudos indicam que a gengivite crônica pode ser um fator de risco para o diabetes, fazendo com que as bactérias entrem na corrente sanguínea e ativem as células que produzem os sinais biológicos da inflamação e que têm um efeito destrutivo no organismo. No pâncreas, as células responsáveis pela insulina podem ser danificadas ou destruídas. Com isso, pode surgir o diabetes Tipo 2, mesmo em pessoas que não têm outros fatores de risco com relação ao diabetes.
Se os níveis de glicose no sangue de uma pessoa diabética não forem bem controlados, essa pessoa tem maior chance de desenvolver gengivite e de perder dentes quando comparado a pessoas que não têm diabetes. Como todas as infecções, a gengivite pode ser um fator que eleva o açúcar do sangue e torna o diabetes mais difícil de ser controlado.
Além da gengivite, há outros problemas bucais relacionados com o diabetes, como candidíase (sapinho - uma infecção causada por um fungo que cresce na boca), boca seca que pode causar aftas, úlceras, infecções e cáries.
Para evitar problemas dentários relacionados com o diabetes, em primeiro lugar o diabético deve controlar o nível de glicose no sangue, e então ter cuidados com os dentes e gengiva, não deixando de fazer exames minuciosos a cada seis meses. Além disso, para evitar infecções por fungo, é importante que o diabético além de manter sob controle seu nível de glicose, não fume, e se usar dentadura, que a remova e limpe-a diariamente.
É importante que a pessoa diabética mantenha seu dentista informado sobre seu estado de saúde, bem como sobre qualquer alteração e medicamentos que estão sendo utilizados. O paciente diabético requer cuidados especiais e seu dentista deve estar informado para tomar as medidas necessárias.


Se você tiver dúvidas sobre este tema, envie para consultorioodontologicobiocare@gmail.com.


Clarisse Midori Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário