terça-feira, 18 de janeiro de 2011

5 VERDADES SOBRE A SAÚDE BUCAL DA GESTANTE




1. A gravidez não deixa os dentes “fracos”, pois não ocorre perda de minerais (cálcio e fosfato) dos dentes da mãe para formar os ossos ou os dentes do bebê.
2. O aumento das cáries nas gestantes ocorre devido a alterações nos hábitos alimentares (dieta mais rica em carboidratos e a ingestão de alimentos em intervalos menores), o que contribui para a formação da placa bacteriana.
3. Não é recomendado o uso de antissépticos bucais, pois são produtos químicos que devem ser utilizados apenas com a supervisão de um cirurgião-dentista ou do médico responsável.
4. A gravidez não causa gengivite ou periodontite. Devido a alterações hormonais, ocorre uma maior vascularização nessa região, que fica mais susceptível a infecções. No entanto, a causa da inflamação é a placa bacteriana, não a gravidez.
5. A língua deve ser higienizada, pois é nessa região que as bactérias ficam alojadas. A limpeza deve ser feita diariamente com um higienizador específico e não com escovas. Por serem muito altas, elas podem provocar enjoo na futura mãe.
Fonte: Hugo Lewgoy, professor de Odontologia da Uniban.


Clarisse Midori Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário