quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SAIBA MAIS SOBRE O BRUXISMO



O bruxismo é um hábito parafuncional que leva a pessoa a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observado em pessoas de todas as idades e geralmente está relacionado ao alto nível de estresse.  Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular.
Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente frequentemente não nota e só percebe se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outra pessoa.
O esmalte dentário é o primeiro a receber os prejuízos do bruxismo, e o desgaste anormal dos dentes é o sinal mais frequente do bruxismo, principalmente nos dentes anteriores.
Há 2 tipos de bruxismo:  cêntrico, ato de apenas apertar os dentes, ou excêntrico, onde além de apertar os dentes há também o ranger dos dentes. Ambos são sempre involuntários.
O bruxismo não é necessariamente uma doença. Trata-se mais de uma disfunção. Algumas pessoas portadoras de bruxismo podem não desenvolver maiores prejuízos ao sistema mastigatório.
O bruxismo noturno pode ocorrer em praticamente todos os estágios do sono. Neste caso, o bruxismo envolve movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, intercalados por longos períodos de contração dos músculos mandibulares. Essas contrações costumam ser fortes e até superar aquelas realizadas durante a mastigação normal consciente. Costumam durar o suficiente para produzir fadiga e dor muscular.

Causas
As causas normalmente estariam relacionadas a fatores psicológicos, como tensão emocional, agressão reprimida, ansiedade, raiva, medo, frustrações e estresse. A frequência e a severidade do bruxismo podem variar e parecem estar altamente associadas ao estresse emocional e físico.

Consequências
O bruxismo costuma levar ao desgaste dentário, má oclusão severa, trauma oclusal, fratura dentária, cefaleias e dores musculares. O bruxismo é considerado uma das causas das desordens temporomandibulares devido à possibilidade de desencadear dor ou disfunção na musculatura mastigatória e /ou articulação temporomandibular.

Tratamento
Atualmente pode-se optar pela utilização de uma placa estabilizadora, de resina acrílica, para proteger os dentes e demais componentes do sistema mastigatório durante as crises noturnas de bruxismo. Além disso, a placa ainda reduziria a atividade elétrica de músculos elevadores da mandíbula, como masseter e temporal, reduzindo assim a atividade tensional. Porém, a colocação de placas constitui-se num tratamento sintomático. O ideal seria o tratamento dos estados tensionais, estressantes ou ansiosos que produzem o bruxismo.
Além da placa, a maior novidade no tratamento do bruxismo atualmente é a aplicação da toxina botulínica, conhecida comercialmente como Botox®. Ao aplicar a toxina no masseter, um dos músculos da face, a tensão diminui. Assim, o tecido não tem força suficiente para promover o atrito entre os dentes, que causaria o desgaste. A toxina botulínica começa a atuar quatro dias depois da aplicação e sua ação diminui com o passar do tempo.
No nosso consultório também utilizamos Acupuntura e Auriculoterapia para tratar o bruxismo, atuando tanto na sintomatologia como na causa, diminuindo a dor, controlando a ansiedade e o estresse emocional.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o bruxismo, envie-nos por e-mail ou marque sua consulta!

Clarisse Midori Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário