quinta-feira, 9 de junho de 2011

RELAÇÃO ENTRE A SAÚDE BUCAL E AS DOENÇAS CARDÍACAS

Sempre escutamos que o fumo, a obesidade e o álcool são prejudiciais à saúde, principalmente ao coração. Porém, não é muito comentada a relação entre a saúde bucal e as doenças cardiovasculares. 

Estudos recentes mostram que as condições bucais são um fator de risco para as doenças cardíacas. Uma pesquisa confirmou um risco 70% maior de doenças cardiovasculares em indivíduos que escovam os dentes com menor frequência.

Quando a higienização é deficiente, há uma proliferação de bactérias que podem causar infecções nas gengivas, como a periodontite. A periodontite é encontrada em 20-30% da população entre 25 e 75 anos, e é uma inflamação nos tecidos de suporte dos dentes que pode levar à perda dentária. As proteínas inflamatórias e as bactérias presentes na periodontite penetram na corrente sanguínea, causando diversos efeitos no sistema cardiovascular. 

Outros estudos comprovaram que os adultos com periodontite apresentam maior chance de desenvolver aterosclerose (placas de gordura alojadas nas artérias do coração), aumentando assim o risco de infarto do miocárdio.

A redução da presença de bactérias e a eliminação do biofilme são partes importantes da saúde bucal e sistêmica. Esta redução e eliminação podem ser feitas pelo dentista, por meio de raspagem e nivelamento das raízes, sendo complementado pelos cuidados em casa, pelo paciente.

A melhora na condição bucal promove não só a saúde local, preservando as estruturas da boca, como reduz o risco de provocar ou agravar uma doença cardíaca.

Portanto fique atento à sua saúde bucal e sistêmica. Mantenha uma higiene oral adequada e visite seu dentista regularmente!

Beatriz Helena Wolpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário