Como a mídia sempre anuncia dentistas fazendo propagandas recomendando escovas dentais, surgem dúvidas sobre qual escova usar. As escovas não devem ser escolhidas de acordo com a marca, e sim com o formato da cabeça e maciez das cerdas. As mais recomendadas são as de cabeça pequena e formato arredondado, com cerdas macias com pontas arredondadas e polidas. Desta forma, você conseguirá atingir locais onde as escovas grandes não alcançam, não irá machucar gengivas e bochechas e evitará o desgaste do esmalte dos dentes.
A sua escova deve sempre ser guardada na posição vertical e ser mantida limpa e seca evitando assim, a proliferação de bactérias e fungos.
As escovas têm durabilidade variada, sendo em média de dois meses. Pacientes em tratamento ortodôntico normalmente têm essa durabilidade reduzida. A troca deve ser realizada quando a sua forma original estiver prejudicada (cerdas deformadas).
Existem outros tipos de escovas indicadas para situações específicas, como as interdentais (usadas em pessoas com espaços interdentários, sob pontes fixas ou sob próteses sobre implantes), as unitufos (usadas ao redor de bráquetes em pacientes em tratamento ortodôntico), as unitufos anguladas (usadas atrás dos últimos dentes) e as escovas elétricas (normalmente usadas em pacientes especiais com limitação motora).
Se você possui mais alguma dúvida sobre qual escova utilizar, mande-nos por e-mail ou leve a sua escova na próxima consulta.
Escova Interdental Escovas Dentais
Escova Unitufo
Beatriz Helena Wolpe
Nenhum comentário:
Postar um comentário