segunda-feira, 18 de abril de 2011

ESCOVA DENTAL: QUAL USAR?

Como a mídia sempre anuncia dentistas fazendo propagandas recomendando escovas dentais, surgem dúvidas sobre qual escova usar. As escovas não devem ser escolhidas de acordo com a marca, e sim com o formato da cabeça e maciez das cerdas. As mais recomendadas são as de cabeça pequena e formato arredondado, com cerdas macias com pontas arredondadas e polidas. Desta forma, você conseguirá atingir locais onde as escovas grandes não alcançam, não irá machucar gengivas e bochechas e evitará o desgaste do esmalte dos dentes.
A sua escova deve sempre ser guardada na posição vertical e ser mantida limpa e seca evitando assim, a proliferação de bactérias e fungos.
As escovas têm durabilidade variada, sendo em média de dois meses. Pacientes em tratamento ortodôntico normalmente têm essa durabilidade reduzida. A troca deve ser realizada quando a sua forma original estiver prejudicada (cerdas deformadas).
Existem outros tipos de escovas indicadas para situações específicas, como as interdentais (usadas em pessoas com espaços interdentários, sob pontes fixas ou sob próteses sobre implantes), as unitufos (usadas ao redor de bráquetes em pacientes em tratamento ortodôntico), as unitufos anguladas (usadas atrás dos últimos dentes) e as escovas elétricas (normalmente usadas em pacientes especiais com limitação motora).
Se você possui mais alguma dúvida sobre qual escova utilizar, mande-nos por e-mail ou leve a sua escova na próxima consulta.

 Escova Interdental                          Escovas Dentais


Escova Unitufo

Beatriz Helena Wolpe

terça-feira, 12 de abril de 2011

ACUPUNTURA NA ODONTOLOGIA

Em busca de novas maneiras de proporcionar maior conforto aos nossos pacientes, encontramos na Acupuntura um tratamento eficaz no controle da dor e no condicionamento do paciente no pré e no pós operatório.

A Acupuntura é uma das ciências mais antigas e mais respeitadas do mundo, especialmente na China, onde esta técnica milenar começou a se difundir como segredo de família. São mais de cinco mil anos de uso da acupuntura pelos chineses como meio de prevenção e tratamento de diversos doenças.
De acordo com a Filosofia Oriental, a técnica baseia-se na busca da harmonia entre o corpo e a mente através de canais, conhecidos como Meridianos de Energia, que correspondem às linhas imaginárias que percorrem o corpo, por onde circula a energia corporal denominada Qi. 
O tratamento é feito pela inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, localizados em áreas específicas nos meridianos, permitindo a ativação ou sedação da energia que circula ao longo do meridiano.

Atualmente, nas sociedades ocidentais, a Acupuntura é amplamente usada para controle da dor e essa função analgésica é ainda o aspecto mais estudado da Acupuntura. Hoje, uma enorme quantidade de dados laboratoriais e evidências clínicas nos ajudam a compreender mais profundamente os mecanismos de ação da Acupuntura.

Entenda o mecanismo de ação da Acupuntura sob o ponto de vista da Medicina Ocidental:
As agulhas e as lesões provocadas pelas agulhas ativam os mecanismos de sobrevivência que normalizam a homeostase (equilíbrio do organismo) e promovem a autocura.
A inserção de agulha de acupuntura cumpre, pelo menos, quatro objetivos terapêuticos:
1. Alívio do estresse físico e emocional, estimulando a secreção de endorfinas, relaxando os sistemas cardiovascular e muscular e restaurando os equilíbrios físico e autônomo (homeostase).
2. Ativação e controle dos mecanismos imunes e antiinflamatórios, funcionando como “invasor” em nosso corpo, que estimula e aumenta o número e a atividade das células imunes e controlam o processo inflamatório, reduzindo a inflamação.
3. Aceleração da cicatrização do tecido.
4. Alívio da dor, obtido pelo equilíbrio homeostático e pela cura dos tecidos.
Como é uma terapia fisiológica, sua eficácia depende da capacidade de cura dos sintomas ou das doenças e do potencial de autocura de cada paciente.

O dentista-acupunturista trabalha com pontos localizados principalmente na mão e na face, onde as agulhas são introduzidas de acordo com o objetivo do profissional: acabar com uma dor de dente, diminuir a tensão do paciente, fazer cirurgias, aftas, herpes labial, e outras afecções que se manifestam na cavidade oral. Embora possa ser aplicada em qualquer pessoa, a Acupuntura é especialmente útil para aqueles pacientes que exigem mais cuidados do profissional: os alérgicos, diabéticos, hipertensos, cardiopatas, gestantes, crianças, hemofílicos e portadores do HIV.

APLICAÇÕES NA ODONTOLOGIA
No pré-atendimento
Pode ser de grande valia a indicação da acupuntura para o paciente ansioso, estressado e com fobia ao tratamento odontológico, bem como para pacientes hipertensos e portadores de doenças sistêmicas, possibilitando um atendimento menos traumático. Nos casos de cirurgia, esse condicionamento prévio pode resultar numa melhor condição de hemostasia e num pós-peratório mais tranquilo.
Durante o atendimento odontológico
A analgesia tem sido descrita como uma aplicação das mais utilizadas, tanto em procedimentos de Dentística, Endodontia, Periodontia e em Cirurgia, sendo um procedimento menos traumático que a anestesia convencional, funcionando muitas vezes como uma complementação, diminuindo a quantidade de anestésico utilizada.
Como tratamento de suporte
A Acupuntura pode ser coadjuvante no tratamento da disfunção da ATM (articulação têmporo-mandibular), do trismo, bruxismo, após instalação e ajustes dos aparelhos ortodônticos. É bastante eficaz no controle da dor nesses casos.
No pós-operatório
O controle da dor no período pós-cirúrgico possibilita ao paciente um menor desconforto, além de um menor consumo de medicamentos.

Como pode ser observado, existem várias indicações odontológicas para o uso da Acupuntura, que vão sendo aos poucos incorporadas à prática clínica, de acordo com a sua comprovação científica.
A Acupuntura é uma especialidade segura, fácil de ser administrada e não apresenta efeitos colaterais, se realizada por um profissional especializado.

Você já pode contar com essa terapia complementar em nosso consultório, com profissional especializada, aproveitando todos os benefícios que a Acupuntura oferece.

Além da Acupuntura, estamos utilizando também em nosso consultório a Auriculoterapia, um sistema independente dentro da Acupuntura, que pode tratar cerca de 200 enfermidades, sem precisar do uso de agulhas.

Se você tem alguma dúvida sobre Acupuntura, envie para o nosso e-mail ou aproveite e marque sua consulta para conhecer e aproveitar todos os benefícios que essa técnica milenar tem a lhe oferecer!


Clarisse Midori Machado