Em busca de novas maneiras de proporcionar maior conforto aos nossos pacientes, encontramos na Acupuntura um tratamento eficaz no controle da dor e no condicionamento do paciente no pré e no pós operatório.
A Acupuntura é uma das ciências mais antigas e mais respeitadas do mundo, especialmente na China, onde esta técnica milenar começou a se difundir como segredo de família. São mais de cinco mil anos de uso da acupuntura pelos chineses como meio de prevenção e tratamento de diversos doenças.
De acordo com a Filosofia Oriental, a técnica baseia-se na busca da harmonia entre o corpo e a mente através de canais, conhecidos como Meridianos de Energia, que correspondem às linhas imaginárias que percorrem o corpo, por onde circula a energia corporal denominada Qi.
O tratamento é feito pela inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos dos canais, localizados em áreas específicas nos meridianos, permitindo a ativação ou sedação da energia que circula ao longo do meridiano.
Atualmente, nas sociedades ocidentais, a Acupuntura é amplamente usada para controle da dor e essa função analgésica é ainda o aspecto mais estudado da Acupuntura. Hoje, uma enorme quantidade de dados laboratoriais e evidências clínicas nos ajudam a compreender mais profundamente os mecanismos de ação da Acupuntura.
Entenda o mecanismo de ação da Acupuntura sob o ponto de vista da Medicina Ocidental:
As agulhas e as lesões provocadas pelas agulhas ativam os mecanismos de sobrevivência que normalizam a homeostase (equilíbrio do organismo) e promovem a autocura.
A inserção de agulha de acupuntura cumpre, pelo menos, quatro objetivos terapêuticos:
1. Alívio do estresse físico e emocional, estimulando a secreção de endorfinas, relaxando os sistemas cardiovascular e muscular e restaurando os equilíbrios físico e autônomo (homeostase).
2. Ativação e controle dos mecanismos imunes e antiinflamatórios, funcionando como “invasor” em nosso corpo, que estimula e aumenta o número e a atividade das células imunes e controlam o processo inflamatório, reduzindo a inflamação.
3. Aceleração da cicatrização do tecido.
4. Alívio da dor, obtido pelo equilíbrio homeostático e pela cura dos tecidos.
Como é uma terapia fisiológica, sua eficácia depende da capacidade de cura dos sintomas ou das doenças e do potencial de autocura de cada paciente.
O dentista-acupunturista trabalha com pontos localizados principalmente na mão e na face, onde as agulhas são introduzidas de acordo com o objetivo do profissional: acabar com uma dor de dente, diminuir a tensão do paciente, fazer cirurgias, aftas, herpes labial, e outras afecções que se manifestam na cavidade oral. Embora possa ser aplicada em qualquer pessoa, a Acupuntura é especialmente útil para aqueles pacientes que exigem mais cuidados do profissional: os alérgicos, diabéticos, hipertensos, cardiopatas, gestantes, crianças, hemofílicos e portadores do HIV.
APLICAÇÕES NA ODONTOLOGIA
No pré-atendimento
Pode ser de grande valia a indicação da acupuntura para o paciente ansioso, estressado e com fobia ao tratamento odontológico, bem como para pacientes hipertensos e portadores de doenças sistêmicas, possibilitando um atendimento menos traumático. Nos casos de cirurgia, esse condicionamento prévio pode resultar numa melhor condição de hemostasia e num pós-peratório mais tranquilo.
Durante o atendimento odontológico
A analgesia tem sido descrita como uma aplicação das mais utilizadas, tanto em procedimentos de Dentística, Endodontia, Periodontia e em Cirurgia, sendo um procedimento menos traumático que a anestesia convencional, funcionando muitas vezes como uma complementação, diminuindo a quantidade de anestésico utilizada.
Como tratamento de suporte
A Acupuntura pode ser coadjuvante no tratamento da disfunção da ATM (articulação têmporo-mandibular), do trismo, bruxismo, após instalação e ajustes dos aparelhos ortodônticos. É bastante eficaz no controle da dor nesses casos.
No pós-operatório
O controle da dor no período pós-cirúrgico possibilita ao paciente um menor desconforto, além de um menor consumo de medicamentos.
Como pode ser observado, existem várias indicações odontológicas para o uso da Acupuntura, que vão sendo aos poucos incorporadas à prática clínica, de acordo com a sua comprovação científica.
A Acupuntura é uma especialidade segura, fácil de ser administrada e não apresenta efeitos colaterais, se realizada por um profissional especializado.
Você já pode contar com essa terapia complementar em nosso consultório, com profissional especializada, aproveitando todos os benefícios que a Acupuntura oferece.
Além da Acupuntura, estamos utilizando também em nosso consultório a Auriculoterapia, um sistema independente dentro da Acupuntura, que pode tratar cerca de 200 enfermidades, sem precisar do uso de agulhas.
Se você tem alguma dúvida sobre Acupuntura, envie para o nosso e-mail ou aproveite e marque sua consulta para conhecer e aproveitar todos os benefícios que essa técnica milenar tem a lhe oferecer!
Clarisse Midori Machado