quinta-feira, 10 de março de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CRO SOBRE ANÚNCIOS ODONTOLÓGICOS EM SITES DE DESCONTO

Reprodução da nota de esclarecimento do CRO (Conselho Regional de Odontologia) aos cirurgiões-dentistas e à população sobre anúncios de descontos em tratamentos odontológicos.


NOTA DE ESCLARECIMENTO 
TRATAMENTO ODONTOLÓGICO EM SITES DE DESCONTOS.

O Conselho Regional de Odontologia do Paraná, Autarquia Federal com atribuições de supervisionar a ética profissional e trabalhar pelo desempenho ético da Odontologia, vem por meio desta nota oficial esclarecer aos Cirurgiões Dentista e a população o que segue:
O anúncio de preços e modalidades de pagamento em qualquer meio de comunicação é vedado pela Lei 5.081/66, em seu artigo 7º, “g”, bem como constitui infração aos preceitos estabelecidos pelo Código de Ética Odontológica, artigos 24 e 34. 
A prática publicitária de descontos de pagamento em serviços odontológicos divulgados por  sites de desconto na internet constitui violação à legislação em vigor, implica em concorrência desleal, e qualificam-se como infração ético profissional, sujeitando seus infratores às devidas sanções. 
A norma proibitivade divulgação  de preços e outras formas de comercialização encontra respaldo na regra natural inerente a  atividade odontológica, qual seja, de cada paciente apresentar situação individualizada que não se pode padronizar, de forma a permitir um tabelamento de preços. 
Assim, divulgando preços de procedimentos odontológicos, inevitavelmente, está se prejudicando o consumidor que é enganado pela falsa ideia de que o preço divulgado será aquele de seu tratamento, quando, na realidade, tão somente após um correto diagnóstico poderá oferecer condições a se estabelecer o valor devido pelo tratamento.
Em outro aspecto, o anúncio de preços é prejudicial ao consumidor, pois poderá causar uma má prestação de serviços para compensar o “desconto” dado em ofertas ou preços atrativos em certos procedimentos, revelando os malefícios da conduta do profissional que assim procede. 
Aqueles que violam os preceitos éticos odontológicos causam desarmonia na classe, desprestigiam a  imagem e bom conceito da profissão, concorrendo deslealmente com aqueles que  respeitam a lei e a ética profissional, merecendo, portanto, a adoção de medidas  por parte do CRO/PR para buscar o restabelecimento da ordem e preservar os  valores da Odontologia  e principalmente a saúde bucal da população. 
Em vista disso, o CRO/PR está provendo todas as medidas judiciais e administrativas necessárias e suficientes para coibir tal prática e punir seus infratores. 


Curitiba, 28 de Janeiro de 2011.

ROBERTO ELUARD DA VEIGA CAVALI 
PRESIDENTE CRO/PR

quarta-feira, 2 de março de 2011

NOVIDADE!!!

Agora você não precisa mais ler as revistas de fofoca típicas de sala de espera!
Nós estamos disponibilizando livros de crônicas e contos curtos para nossos pacientes ou seus acompanhantes lerem enquanto aguardam pelo atendimento.
Basta dar o nome para a nossa secretária e escolher o livro que mais interessar.
*Só não pode levar para casa!

Veja a relação de títulos disponíveis:
- "As Mentiras que os Homens Contam" (Luis Fernando Veríssimo)
- " Ed Mort e Outras Histórias (Luis Fernando Veríssimo)
- "Amor é Prosa, Sexo é Poesia" (Arnaldo Jabor)
- "O Analista de Bagé" (Luis Fernando Veríssimo)
- "O Melhor das Comédias da Vida Privada" (Luis Fernando Veríssimo)
- "As 100 Mais Belas Parábolas de Todos os Tempos (vários autores)
- "O Mundo é Bárbaro e o que nós temos a ver com isso" (Luis Fernando Veríssimo)
- "Orgias" (Luis Fernando Veríssimo)
- "Mau Humor" (Ruy Castro)
- "Você tem fome de quê? (Marcelo Fromer)
- "Os Melhores Contos" (Machado de Assis)
- "Palavras de Sabedoria" (Dalai-Lama)


Agora, se você realmente gosta das revistas de fofoca, não se preocupe, elas ainda estarão lá!
*Aceitamos sugestões de títulos e doações.


Clarisse Midori Machado